O uso de matéria prima reaproveitável entre outras medidas, são adotadas pelas empresas que produzem artigos para o mundo da moda. Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito: os quatro pilares da sustentabilidade podem ser observados na moda cada vez mais. Empresas que nunca ligaram para o assunto, hoje estudam formas de produção menos agressivas e procuram matéria-prima certificada ou orgânica. Outras, já nasceram com todas essas preocupações. O assunto foi pauta das últimas edições do São Paulo Fashion Week, que incentivou seus participantes a neutralizar as emissões de carbono na atmosfera através de plantios de árvores.
A preocupação com a natureza está cada vez mais presente. Laís Amorim estudante de moda, destaca que é fundamental, uma vez que é canal de conscientização e tem puxado a bandeira do apelo ecológico. “Ao se vestir a pessoa constrói uma identidade e mostra o seu engajamento”.
Muitas empresas já estão com as atividades voltadas para a defesa do meio ambiente. Laís exemplifica com a mineira Vide Bula, especializada em jeanswear, que desenvolveu nessa última coleção um tipo de lavagem que economiza 90% de água.
O que está comprovado é que os próprios clientes também já se preocupam em se vestir coisas ecologicamente correto e não se importam de pagar às vezes um pouco a mais para ter um produto de qualidade e de bem com a natureza.
Por Nathália Moreira
Por Nathália Moreira

Nenhum comentário:
Postar um comentário